O charmoso centro antigo de Montreal

Categorizado como Montreal Marcado com
centro antigo de Montreal

O Centro Antigo de Montreal (Vieux-Montréal) é certamente uma das atrações imperdíveis da cidade de Montreal.

O local é repleto de restaurantes, lojinhas charmosas e atrações. Caminhe por suas ruas de pedra e surpreenda-se com o estilo de sua arquitetura.

Comece o roteiro visitando a Place d´Armes, no centro da praça está localizado o monumento em memória de Paul de Chomedey, fundador de Montreal.

Entre os edifícios que cercam a praça está a famosa Basílica de Notre-Dame de Montreal, que abriga um dos maiores órgãos do mundo. Foi projetada pelo arquiteto americano James O´Donnell em 1.829. O interior da basílica é extremamente lindo, com cores ricas e design impressionante. Na praça também está localizada a sede do Banco de Montreal.

Siga para a Place Jacques-Cartier, o coração do Centro Antigo de Montreal. É uma praça animada cercada de flores, cafés e restaurantes na calçada.

Desça a Place Jacques-Cartier e siga para a Rue Saint-Paul, que também é um charme com diversos restaurantes e lojinhas de souvenires.

Marché Bonsecours está localizado na Rue Saint-Paul. Foi inaugurado em 1.847, é considerado um dos edifícios antigos mais bonitos do Canadá. Em 1.849 foi usado como Parlamento do Canadá e entre 1.852 – 1.878 como a Prefeitura de Montreal. O edifício foi completamente restaurado e seu interior modernizado. Hoje abriga lojas, boutiques, cafés e restaurantes.

Após visita ao Marché Bonsecours vá até o (Porto AntigoVieux-Port que estende-se por mais de 2 km ao longo do rio St. Lawrence.

Entre as atrações destacam-se a praia urbana Plage de l’Horloge adjacente a Torre do Relógio (Clock Tower). Aproveite para relaxar enquanto aprecia a linda vista para o rio St. Lawrence.

Do porto siga para a Champ de Mars, uma antiga parada militar e o local de fortificações da cidade que foram demolidas no início do século 19, logo após a construção da Prefeitura de Montreal. Agora as paredes foram construídas para mostrar a localização das paredes originais usadas para proteger a cidade.

A área é delimitada pela Prefeitura, os antigos e novos tribunais e pela Estação de Metrô Champ-de-Mars.

Visite também a Capela de Notre-Dame-de-Bon-Secours, uma das mais antigas de Montreal. Foi construída em 1.771 sobre as ruínas da antiga capela.

centro antigo de MontrealCentro Antigo de Montreal

Como chegar

A área do Centro Antigo de Montreal é servida por 3 estações da linha laranja.

  • Square-Victoria
  • Place-d’Armes
  • Champ-de-Mars

História

No período colonial cerimônias militares ocorriam na Place d´Armes.

Quando os colonizadores franceses chegaram em 1.642, Montreal rapidamente tornou-se (Ville-Marie) o centro de comércio de pele da América do Norte.

Durante os séculos 18 e 19 a cidade era o centro industrial do Canadá, época que pode ser vista na arquitetura de muitos edifícios comerciais.

Comece a Planejar sua Viagem com nossos Parceiros

Reserve seu hotel através do maior site de reservas de hotéis Booking.com. Você irá encontrar diversas opções para todos os tipos de bolso. Faça a sua reserva com antecedência, assim você garante excelentes preços. Clique e Pesquise Hotéis.

Viaje com segurança com um Seguro de Viagem Internacional. Garanta os melhores preços através do nosso parceiro Seguros Promo. Com a Seguros Promo é possível pesquisar e comparar os valores e escolher a cobertura mais adequada para a sua viagem. Clique e Faça uma Cotação.

Aplicativo Montreal

Baixe nosso app para usar antes, durante e depois da sua viagem para Montreal.

aplicativo conta com diversas dicas e informações sobre a cidade. Inspire-se!

Veja também

Mapa de Montreal

Compras em Montreal

Hotéis em Montreal

Onde comer em Montreal

Atrações em Montreal